Número total de visualizações de páginas

domingo, 12 de abril de 2020

Simulação demonstra como o coronavírus se espalha

Boa noite, 
O artigo de hoje traz-nos uma simulação que demonstra como o novo coronavírus se espalha em espaços fechados, neste caso, mais concretamente numa mercearia/minimercado.

             Um projeto conjunto levado a cabo por 4 organizações de investigação finlandesas estudou o modo de transporte e propagação do novo coronavírus através do ar.
             Os resultados indicam que os aerossóis com partículas que contêm o vírus conseguem manter-se no ar por um período mais longo do que era anteriormente pensado.

Vídeo da simulação:




             O estudo foi realizado pela Universidade de Aalto, o Instituto Meteorológico da Finlândia, o VTT Centro Técnico de Pesquisa da Finlândia e a Universidade de Helsínquia. Foi estudado como partículas emitidas através da tosse, espirro ou até pela fala são transportadas pelo ar.
             Os investigadores recriaram um cenário dentro de uma loja onde uma pessoa, que está no corredor entre duas prateleiras, e adicionaram um fator importante, a ventilação. O estudo foi feito independentemente pelos 4 laboratórios de investigação e depois os resultados foram compilados e comparadas as conclusões.
             Chegaram ao mesmo resultado: a nuvem de partículas de aerossóis espalha-se nas imediações da pessoa que tossiu e de seguida atenua. No entanto, este processo demora alguns minutos.
"Alguém infetado pelo coronavírus pode tossir e sair do sítio onde estava mas deixará pequenas partículas de aerossóis que contêm o vírus. Estas partículas podem acabar por parar no sistema respiratório de outras nas proximidades", disse Ville Vuorinen, professor assistente na Universidade de Aalto.

Jussi Sane, especialista no Instituto Finlandês para a Saúde e Bem-Estar conclui "Baseando no modelo do consórcio, ainda não é possível fazer recomendações novas, porém estes resultados são uma importante parte de um todo e devem ser comparados com os dados dos estudos da epidemia".


Foto: Petteri Peltonen/Aalto University

             Os investigadores fizeram o modelo com partículas de aerossóis com menos de 20 micrómetros. Na tosse seca, um dos principais sintomas do novo coronavírus, o tamanho comum é menos de 15 micrómetros. Partículas tão pequenas como estas não vão diretamente para o chão, são transportadas pelas correntes de ar ou pairam no mesmo local onde foram expelidas. 
             Dando um exemplo de outro vírus, o influenza A (gripe das aves) pode ser encontrado em partículas tão pequenas como 5 ou menos micrómetros de comprimento.


O que se conclui?


             "Os resultados preliminares obtidos pelo consórcio confirmam a importância das nossas recomendações. O Instituto Finlandês para a Saúde e Bem-Estar recomenda que fique em casa se não está nas melhores condições e que mantenha a distância social com todas as pessoas. As instruções também incluem tossir para a manga da roupa ou para um lenço e ter uma boa higiene oral [recomendações que todos nós já deveríamos utilizar no nosso dia-a-dia]", diz Jussi Jane.
             Devemos seguir as recomendações das autoridades de saúde quanto ao distanciamento e isolamento social, utilizar máscara e manter uma boa higiene oral. Só desta forma poderemos voltar à nossa rotina normal, ter com a nossa família e abraçar quem mais gostamos.

É tudo por hoje.
Obrigado e até breve,

Daniel Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário