Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 7 de abril de 2020

Como construir edificios rapidamente em tempo de epidemia

Boa noite,
O artigo de hoje fala acerca da construção de infraestruturas de apoio ao combate ao novo coronavírus e é nos trazido pelo Miguel Tavares.
             Nos últimos tempos, para fazer face a esta terrível pandemia, várias nações têm vindo a procurar soluções em tempo recorde para travar o avanço do vírus e evitar assim males maiores. Uma das soluções encontradas é a construção de novos hospitais nas áreas mais afetadas pelo novo coronavírus. Muitos são os exemplos deste tipo de edificações feitas um pouco por todo o planeta, que podem ir desde uma simples tenda a um hospital de grandes dimensões.
Em seguida apresentaremos alguns exemplos deste tipo de soluções.

Hospitais improvisados em pavilhões desportivos


Foto: JN
Este talvez seja o exemplo mais simples e mais fácil de como se pode criar um hospital de campanha rapidamente, colocando camas e material médico no interior de um pavilhão desportivo. Este tipo de solução é bastante útil, uma vez que permite o tratamento em simultâneo de um grande número de doentes, para além de ser bastante viável economicamnte, visto que grande parte da estrutura já se encontra construída. No entanto, não permite o tratamento de doentes em estado mais crítico, sendo portanto esta a única desvantagem.

Hospitais em tendas


Foto: INEM
Este é mais um tipo de solução encontrado em tempo de epidemia. Trata-se de uma tenda com um grande número de compartimentos que é ativo em situações de emergência nacional. Esta estrutura permite o tratamento de inúmeros doentes, estando equipado com um bloco operatório, enfermarias, um laboratório, uma unidade cuidados intensivos e ainda zonas de triagem e ambulatório, sendo desta forma bastante funcional, uma vez que é de fácil mobilidade e instalação, no entanto apenas permite o tratamento de um número muito limitado de doentes. 

Construção de Grandes Unidades Hospitalares


Este último exemplo é extremamente invulgar, sendo apenas utilizado aquando da ocorrência de uma grande epidemia pois acarreta grandes custos económicos. Estas estruturas são de caráter temporário, sendo por isso frequentemente utilizados, módulos pré-fabricados, uma vez que permitem a sua rápida e fácil construção. Com este método é possível criar grandes hospitais, em muito pouco tempo, o que é bastante vantajoso, já que aumenta a capacidade resposta por parte de uma localidade à medida que o número de infetados aumenta. 
             O Hospital Huoshenshan em Wuhan, é um bom exemplo deste tipo de solução. Este edifício de 25 mil metros quadrados, demorou apenas dez dias para ser construído, e conta com mais de 1000 camas e cerca de 1400 técnicos das forças armadas, na ajuda ao combate do novo coranavírus. 
No vídeo abaixo está uma timelapse da construção deste hospital da autoria do jornal britânico The Guardian.

Muito obrigado pela vossa atenção,

Miguel Tavares 


Sem comentários:

Enviar um comentário