Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 28 de abril de 2020

Como a Alemanha conseguiu atenuar os efeitos do coronavírus?

Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre o novo coronavírus, e sobre os perigos que este representa para a nossa saúde. Muitos países têm adotado medidas repentinas para conter este surto da melhor maneira possível, fazendo todos os esforços, no entanto, em alguns deles as medidas têm se tornado um fracasso, enquanto noutros, um verdadeiro sucesso. Um dos exemplos de maior eficácia vem do Norte da Europa, mais precisamente da Alemanha. 
Eis aqui alguns dos motivos que permitiram à Alemanha, controlar eficazmente este epidemia.


Testes, testes e mais testes


A realização de um grande número de testes é um dos fatores que mais tem permitido controlar a epidemia eficazmente, tendo já sido adotado em muitos outros países, como a Coreia do Sul, ou a República Checa.

O facto de se conseguir testar um grande número de pessoas num curto espaço de tempo permite a identificação prévia dos infetados, levando também a um isolamento mais antecipado, que permite evitar uma maior propagação do vírus. 

No entanto, estes métodos apenas são acessíveis em países bem desenvolvidos como é o caso da Alemanha, já que a compra de um grande número de testes pode tornar-se bastante dispendioso, e muitas vezes impossível para certas nações.

Sistema de saúde alemão


Em terras germânicas todos os cidadãos são obrigados ter um seguro de saúde, sendo que grande parte da população é abrangida pelo sistema público, considerado um dos melhores do mundo. 



O sucesso deste sistema de saúde deve-se em grande parte ao elevado número de camas de cuidados intensivos que existem por cada milhar de habitantes, permitindo desta forma acolher todos os cidadãos que necessitam de tratamento hospitalar.

Antes do início da pandemia, a Alemanha, tinha ao dispor da população cerca de 28 mil camas de cuidados intensivos, número este que aumentou nos últimos tempos para cerca de 50 mil. Não obstante, a este aumento do número de camas com ventiladores, o governo alemão decidiu ainda contruir um novo hospital, com capacidade para atender cerca de mil pacientes.


Rápida resposta


Para ter sucesso na contenção de uma epidemia, mais do que ter bons hospitais e conseguir testar muitas pessoas, é necessário existir uma rápida resposta por parte dos governos. Este é um dos fatores mais importantes e que antevê como irá evoluir a propagação do surto nos próximos dias, num determinado local. 
Se notarmos, países que responderam de forma rápida a este novo desafio, conseguiram controlar a epidemia de forma muito mais eficaz do que aqueles que não o fizeram. 
A Alemanha, foi um dos países que mais rapidamente conseguiu responder aos desafios impostos por este novo coranavírus, aplicando medidas desde o dia em que foi detetado o primeiro caso positivo em território germânico.


Proteção Social


O coronavírus, colocou a maior parte da população mundial em isolamento e com isto muitas empresas e até mesmo empregados, já sentem nas suas carteiras o peso desta terrível pandemia.


Na Alemanha, de forma a evitar perdas financeiras substanciais, o governo decidiu aprovar um super pacote orçamental no valor de mais de 750 mil milhões de euros para proteger as empresas e seus empregados desta terrível pandemia. Estas medidas vão permitir, que grande parte dos trabalhadores possam estar em casa sem precisarem de arriscar a sua saúde para irem para os seus locais de trabalho.


O que se conclui?


Para terminar o artigo de hoje, concluimos que uma boa organização é fulcral, para o sucesso ao combate a uma epidemia. No entanto, é necessário também fazer alguns investimentos a longo prazo e investir frequente na saúde e na construção de novos hospitais, pois só assim é possível responder a esta e a outras epidemias que possam vir a aparecer.

Obrigado,
Miguel Tavares

Sem comentários:

Enviar um comentário