Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Kim Jong-un morreu?

Desde o início de Abril que o líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-un não faz uma aparição em público o que suscitou desconfiança por parte do resto do mundo com um hipotético falecimento.
Na semana passada, uma fonte oficiosa da Coreia do Sul revelou que Kim estaria a recuperar de uma intervenção cirúrgica ao coração, esta realizada a 12 de abril.
As suspeitas da sua morte crescem ainda mais quando falta ao 108º aniversário do nascimento do seu avô, Kim Il-Sung, o fundador do regime a 15 de abril.


Portanto Kim Jong-Un está morto?


             O tabloide de notícias de celebridades TMZ, baseado em fontes da China e do Japão, afirma que Kim está morto, porém diz que as suas fontes não são oficiais. Portanto poderão ser mera especulação.
             No último sábado a Reuters noticia que a China enviou uma equipa médica à Coreia do Norte com vista a auxiliar o líder supremo, no entanto não existe qualquer informação com detalhes do que ações iriam fazer.
             Muitos mais meios de comunicação se pronunciaram, em Hong Kong surgiu a notícia que Kim Jong-un estaria em estado vegetativo.


Quando foi visto pela última vez?


             Kim Jong-Un foi visto em público pela última vez a 12 de abril num campo a analisar um treino militar.
             O grupo de pesquisa que monitoriza os movimentos dentro da Coreia do Norte apresenta provas que Kim Jong-un visitou o complexo de Wonsan, uma zona de resorts na costa este da península. O comboio oficial do governo foi avistado como podem ver na publicação abaixo:



Esta não é a primeira vez que o líder da Coreia do Norte desaparece em público. Em 2014, ficou 1 mês sem aparecer em público após uma operação ao tornozelo.


Reação dos Estados Unidos e Coreia do Sul 


             Os Estados Unidos, através dos seus sistemas de informação estão a par do estado de saúde de Kim Jong-un e, até ao momento, não possuem qualquer informação sobre a eventual morte.
             A vizinha Coreia do Sul, começou por tentar amenizar o clima de suspeição dizendo que não possui qualquer prova concreta que Kim esteja morto. No passado domingo, o conselheiro da presidência para as Relações Exteriores e Segurança Nacional da Coreia do Sul, Moon Chung-in, afirmou que o líder da Coreia do Norte está vivo.


Com tanta especulação, surgem diversas questões, a maior sem dúvida alguma é acerca da crise de sucessão.


Quem assume o regime se Kim Jong-Un morrer?


             As questões da sucessão num regime como a Coreia do Norte nunca são suficientemente explicitas.
             Peritos acreditam que uma possível incapacidade para liderar o país ou a morte de Kim fará com a sua sua esposa, Ri Sol Ju, suba ao poder. Porém, a hipótese do seu fiel braço direito, a sua irmã Kim Yo Jong também é bastante forte, esta que foi sempre promovida pelo líder ao longo dos anos.
             De reter que apesar de uma possível mudança de liderança as atuais políticas dificilmente serão alteradas e a Coreia do Norte permanecerá no seu rumo atual até que haja uma mudança radical.

A seguir, recomendo um vídeo muito interessante, feito pelo New York Times, que ajuda a perceber um pouco desta situação. 
Fala sobre como os países tentam ao máximo localizar o líder da Coreia do Norte e as técnicas que o regime leva a cabo para tentar com não seja detetado. 



Obrigado e até breve,
Daniel Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário