Número total de visualizações de páginas

domingo, 31 de maio de 2020

Fez-se história! Missão da SpaceX acopola com sucesso na Estação Espacial Internacional

Foi concluída a histórica missão da SpaceX com dois astronautas da NASA a bordo. Apesar da longa espera devido à incerteza por causa das condições meteorológicas, Bob Behnken e Doug Hurley acoplaram com sucesso na Estação Espacial Internacional (EEI).


Programa


O foguetão Falcon 9 descolou da base do Cabo Canaveral, na Flórida, por volta das 20:23 hora portuguesa. Carregou a cápsula Crew Dragon com dois astronautas experientes em missões em shuttles espaciais,
O lançamento aconteceu a partir da plataforma 39A, esta que foi usada no lançamento da Saturn V, que levou o homem à Lua na missão Apollo.

        


A duração da missão não foi divulgada, porém os astronautas deverão ficar a bordo da EEI de 30 a 120 dias, com o regresso máximo previsto para 23 de setembro de 2020.
A Crew Dragon pode ficar até 190 dias no espaço, esta limitação deve-se à degradação natural dos painéis solares que fornecem energia elétrica à cápsula.
Com a chegada da Crew Dragon à EEI, a estação passará a contar com 5 tripulantes a bordo - 3 americanos (Behnken, Hurley e Chris Cassidy) e 2 russos (Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner).



A cápsula acoplou às 15h19, hora de Portugal Continental, um pouco antes da hora prevista, enquanto sobrevoava a Mongólia e o noroeste chinês.
"É uma honra fazer parte deste esforço. Temos de dar os parabéns aos homens e mulheres da SpaceX em Hawthorne, California e no Centro Espacial Kennedy, Houston. Os esforços deles nos últimos anos não podem ficar por dizer. Gostava de agradecer o trabalho incrível de toda a gente da NASA. São tempos incríveis para se estar na NASA. Continuem as missões de baixa órbita terrestre e daqui irmos para a Lua e Marte",  disse Bob Behnken, piloto da Dragon aquando da acopolagem.



Importância para os Estados Unidos


Esta é a primeira vez desde 2011, quando o shuttle Atlantis fez a sua última viagem, que os Estados Unidos enviam humanos ao espaço, a partir de solo norte-americano.
Desde 2011, todas as missões tripuladas à EEI foram lançadas através da base espacial de Baikonur, utilizando foguetões e cápsulas russas. Cada lugar nas cápsulas russas tem um custo de 85 milhões de dólares, pelo que a NASA também se comprometeu em transportar 800 Kg de carga russa nas próximas missões norte-americanas à EEI.
Além disto, a SpaceX tornou-se na primeira empresa privada a viajar até ao laboratório espacial. Este será um sinal importante que poderá solidificar o papel do investimento privado, assim como expandir os horizontes, como é exemplo, o regresso à Lua e o turismo espacial.




Num próximo artigo trarei ao detalhe o plano da SpaceX quanto às viagens à Lua e Marte bem como Elon Musk quer remodelar a forma como vivemos através dos seus outros projetos.

Fiquem seguros
Obrigado e até breve,

Daniel Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário