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sábado, 16 de maio de 2020

O maior túnel ferroviário e rodoviário do mundo

A engenharia tem  um papel importantíssimo nas nossas vidas, permitindo construir edifícios e estruturas nas mais diversas condições. Algumas obras, conseguiram ligar locais longínquos ou de difícil acesso, permitindo melhorar a mobilidade e a qualidade de vida da população. Com esse mesmo objetivo, irá nascer no ano de 2029, a maior ponte ferroviária e rodoviária do mundo, ligando a ilha dinamarquesa Lolland, à ilha alemã Fehmarn, num projeto que custará cerca de 18 mil milhões de euros. 

Início do túnel, Dinamarca
Foto: Instituto de Engenharia
A construção deste túnel estava prevista começar no início de Julho deste ano, no entanto, derivado a atual situação pandémica que vivemos, esta teve de ser adiada para 1 de janeiro de 2021. 
Os primeiros trabalhos, serão realizados em solo dinamarquês e incluem a entrada no túnel, a edificação de estruras residenciais e administrativas e ainda de uma fábrica, que permitirá a construção dos diversos troços do túnel, que posteriormente serão submersos.
A submersão do primeiro troço, começará em 2024, mas antes disso é necessária a construção de uma trincheira com cerca de 60 metros de largura e 13 de metros de profundidade, que permitirá a entrada de cada um dos troços. A fábrica só irá entrar em funcionamento em 2023, altura em que está prevista a construção do primeiro troço. 


Fim do túnel, Alemanha
Foto: Instituto de Engenharia
Durante a obra, serão utilizados barcos rebocadores, de modo a permitir a submersão destes troços, que pesam cerca de 73 toneladas, cada um. Esta construção é de uma grande exigência, sendo gasto 50 vezes mais ferro do que na construção da torre Eifel e retirado mais de 19 milhões de metros cúbico de material do fundo do oceano, que será, mais tarde, utilizado para a ampliação da ilha de Lolland.
A abertura do túnel está planeada para acontecer em 2029, e a construção será acompanhada pela  melhoria das ligações ferroviárias em ambos os países. Esta infraestrutura, terá um papel fulcral na mobilidade dos passageiros, sendo possível atravessá-la de carro, em apenas 10 minutos, permitindo ao mesmo tempo uma redução substancial na duração das viagens de comboio entre Hamburgo e Copenhaga.

Composição do túnel
Foto: Instituto de Engenharia
Obrigado,
Miguel Tavares

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