Pesquisar neste blogue

Número total de visualizações de página

sábado, 29 de dezembro de 2012

Libelinha tem 'atenção seletiva' tal como os humanos



Cientistas australianos descobriram que as libelinhas têm a mesma 'atenção seletiva' encontrada nos humanos e noutros primatas, permitindo-lhes ultrapassar distrações e serem eficientes perdadores,
É o primeiro invertebrado com uma 'atenção seletiva', segundo os cientistas, o que lhes permite ser mais eficientes quando caçam as suas presas, nomeadamente pequenos insetos voadores.
Isto porque esta capacidade permite que a libelinha selecione apenas um alvo, mesmo que existam mais presas potenciais em seu redor. O cérebro do animal filtra as restantes presas e fconcentra-se apenas na vítima selecionada.
Segundo o Daily Mail, a técnica permite que a libelinha seja bem sucedida 97% das vezes.
Steven Wiederman da Universidade de Adelaide, na Austrália, ajudou a liderar a pesquisa e afirmou que a "atenção seletiva é fundamental na capacidade dos humanos selecionarem e responderem a um estímulo sensorial na presença de distrações".
A equipa de Wiederman identificou células nervosas no cérebro da libelinha, responsáveis por utilizar a atenção seletiva. Os últimos resultados científicos podem ser encontrados no Current Biology Journal.