Número total de visualizações de páginas

domingo, 14 de outubro de 2012

'Curiosity' encontra em Marte rocha similar às da Terra


Pedra 'Jake Matijevic' encontrada pelo 'Curiosity'


Pedra 'Jake Matijevic' encontrada pelo 'Curiosity'

Novas atualizações fornecidas pela NASA informam que o 'robô' 'Curiosity' encontrou, em Marte, uma rocha com características similares às rochas vulcânicas encontradas na Terra.

A NASA deu o nome de "Jake Matijevis" à rocha que o 'Curiosity' encontrou em Marte. Do tamanho de uma bola de futebol e em forma de pirâmide, a pedra apresenta uma composição mais variada do que o esperado e muito semelhante à de algumas pedras encontradas no interior da Terra.
A pedra 'Jake' foi a primeira analisada pelo 'Alpha Particle X-Ray Sprectrometer' e a 13ª examinada pela 'Chemistry and Camera', dois instrumentos presentes no 'robô', que é uma versão mais rápida e melhorada em relação aos que foram a Marte antes. As suas características aperfeiçoadas permitiram analisar dois pequenos pontos presentes na pedra 'Jake', o que forneceu aos cientistas uma larga base de dados de comparação para o que o 'Curiosity' vê, adianta o site oficial da NASA.
Os resultados obtidos pela análise são um exemplo da importância que a identificação das rochas representa. As composições destas pedras acaba por contar a história do planeta, o que faz da sua análise uma importante componente da missão, adianta a NASA.
Com o objetivo de avaliar se a área já ofereceu condições ambientais favoráveis à vida microbiana, os investigadores irão, ao longo da missão de dois anos, fazer uso dos dez instrumentos do 'Curiosity'.

Sem comentários:

Enviar um comentário