Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Conhecimento: Conheça os tipos de arco-íris de fogo!


O arco-iris tradicional, como nós o conhecemos, é formado basicamente pela refração da luz solar nas gotículas de água presentes na atmosfera após alguma precipitação, que as torna miríades de micro-prismas, decompondo a luz branca do Sol (aliás, o Sol não é amarelo, é branco, nós o vemos assim devido aos efeitos atmosféricos), em sete cores.
Arco Iris de Fogo

Clique para ampliar

Já o arco-íris de fogo, fotografado em 16 de Outubro deste ano, pela colega Meire Ruiz em Itanhaém, região metropolitana da Costa da Mata Atlântica, a tradicional Baixada Santista, parece-me à primeira impressão, de um fenômeno de nuvem iridescente - um tipo de difração, causada por nuvens formadas por gotículas e gotículas de água de dimensões quase iguais, iluminadas em direção, oblíqua, compondo assim as cores do arco-íris comum (cada cor é difratada em ângulos distintos).Difração é um fenômeno comum da luz, considerando que a mesma é composta por ondas. Em 1803, o físico Young realizou uma experiência demonstrando que a luz possuía natureza ondulatória. Ele a fez passar por uma abertura estreita e constatou que, num anteparo instalado do outro lado, não surgia simplesmente uma linha nítida, mas sim um conjunto de faixas luminosas de diferentes intensidades. Isso explica a nuvem iridescente.
A irisdescência ocorre cotidianamente em poças de óleo ou até em vitrais que reproduzem halos, como aquele que levou muitos féis a crerem que se tratava de uma imgagem da Virgem Maria na cidade de Ferraz de Vasconcelos, região Metropolitana de São Paulo em 2002, fato que foi desmentido por pesquisadores, com publicação na Revista FAPESP.
Bem, fato miraculoso ou científico, é algo que chega a chamar muito o interesse de todos.
Finalmente, há ainda um outro tipo de arco-íris de fogo, o arco-íris circum-horizontal, que em vez de ser formado por gotículas de água é formado por pequeníssimos prismas de gelo, alinhados horizontalmente. Ambos, a nuvem iridescente e o arco-íris circum-horizontal, são fenômenos raros, portanto dou meus parabéns à argúcia e persistência da Meire Ruíz!
A Teoria da Conspiração prevê ainda que esses fenômenos são causados pelo projeto HAARP, que utiliza tecnologia de ondas de rádio muito potentes concentradas num raio que aquecem zonas da ionosfera. Ao serem refletidas de volta à superfície terrestre penetrariam em tudo (seres vivos ou não). De acordo com os adeptos da teoria, seria uma forma de poder se controlar o clima, promovendo até mesmo a formação ou intensificação de frentes frias ou furacões com a finalidade principal de controle militar de outros países.
Na verdade, o fato é que o fenômeno do arco-íris de fogo é perfeitamente natural e se são ou não intensificados pelo HAARP é outra história.
O que interessa mesmo é ter o conhecimento que as nuvens iridescentes ocorreram em 2009 em São Borja, Rio Grande do Sul e nas cidades paulistas de Nova Odessa e de novo, em Itanhaém!

Sem comentários:

Enviar um comentário