Pesquisar neste blogue

Número total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Nuvem estranha!!!!!!!

Formação bizarra da atmosfera ou um Ovni?


A imagem a seguir ainda intriga muitas pessoas... Alguns consideram-na um autêntico caso de aparição de um Ovni (Ufo), objeto voador não-identificado.




Mas, mesmo com essa aparência instigante, não passa de uma bela e bizarra forma de um tipo peculiar de nuvem - a nuvem lenticular, rigorosamente uma espécie do gênero de nuvem chamada altos-cúmulos, nuvem de altitude média (entre 2000 m e 5500 m nas regiões de latitudes temperadas e um tanto mais baixas nas regiões tropicais).
Sim, até as nuvens são classificadas à semelhança dos seres vivos, com gênero e espécie.
No caso da altos-cúmulos lenticulares, são nuvens orográficas, ou seja, formam-se quando o ar é forçado para cima enquanto tenta ultrapassar uma montanha. Permanecem como formações semi-estacionárias situadas nos topos de ondulações de correntes de ar que se desestabilizam por atrito sobre as montanhas. Em Dinâmica de fluidos, conhece-se esse regime de escoamento, como turbulento.

Enfim, a não ser uma nuvem espetacular, mais encontrada sobre topos de altas montanhas (especialmente em latitudes temperadas), de objeto voador não-identificado ela nada tem.