Número total de visualizações de páginas

sábado, 26 de janeiro de 2013

Expansão de supernova é recriada em vídeo


Expansão da supernova GK Persei                         Desde 1901 que a expansão da supernova 'GK Persei', que se tornou um dos objetos mais brilhantes no céu, chama a atenção dos astrónomos. Imagens da expansão contínua do corpo celeste, capturadas durante mais de 60 anos, resultaram num vídeo e num modelo 3D que recriam o fenómeno.

A partir de imagens capturadas por telescópios nas Ilhas Canárias, Espanha, investigadores europeus criaram um filme que reconstitui meticulosamente a contínua expansão da supernova.
Os cientistas também construíram um modelo tridimensional dos restos deixados pela explosão. A reconstituição do fenómeno revelou que a estrela ainda está crescendo na impressionante velocidade de quase mil quilómetros por segundo.
As supernovas surgem quando o núcleo de uma estrela massiva entra em colapso, sob a pressão de sua própria gravidade. Daqui resulta uma forte erupção termonuclear, que a 21 de fevereiro de 1901 foi observada na então batizada 'Nova Persei 1901'.
A partir dessa altura, os astrónomos observaram o repentino aumento contínuo de seu brilho. A 1300 anos-luz da Terra, não muito longe em termos espaciais, a supernova tornou-se um dos objetos mais brilhantes no céu.

Sem comentários:

Enviar um comentário