Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 21 de agosto de 2012

NASA vai lançar novo robô em Marte em 2016


Imagem de Marte tirada pelo Curiosity

IA NASA prevê lançar, em 2016, um novo robô em Marte para investigar o seu interior, já que o "planeta vermelho" evoluiu de forma tão diferente da Terra, apesar de ambos serem rochosos.
A nova missão, cujo anúncio foi feito na segunda-feira, chamar-se-á "InSight" e viajará equipada com instrumentos destinados a averiguar se o núcleo de Marte é sólido ou líquido, como o da Terra, e por que é que não está dividido em placas tectónicas como o do "planeta azul".
Segundo a agência espacial norte-americana, citada pelas agências de notícias internacionais, ter um conhecimento mais detalhado do interior de Marte, para poder compará-lo com a Terra, ajudará os cientistas a entenderem melhor como se formaram os planetas rochosos e por que motivo evoluíram de maneira tão diversa.
Contrariamente ao robô "Curiosity", um veículo de seis rodas que aterrou há duas semanas em Marte e que vai percorrer durante dois anos a cratera de Gale em busca de eventuais vestígios de vida passada, o robô "InSight" não será móvel.
Em comunicado, o diretor da NASA, Charles Bolden, frisou que "a exploração de Marte tornou-se numa das prioridades" para a agência espacial, assinalando que o recente êxito da aterragem do robô Curiosity "impulsionou o interesse do público" pela exploração do Espaço.
"A escolha de InSight garante que vamos continuar a decifrar os mistérios do 'planeta vermelho', para lançar as bases para uma futura missão habitada [humana]", acrescentou Bolden.

Sem comentários:

Enviar um comentário