Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Curiosity

Curiosity está em Marte desde as 06.31


O robô Curiosity chegou com sucesso ao planeta Marte, anunciaram hoje as equipas da NASA em Pasadena, na Califórnia.
O robô chegou pouco depois das 05.31 TMG (06.31 em Lisboa).
"O contacto (com o solo) foi confirmado", anunciou um membro da missão de controlo, no Jet Propulsion Laboratory (JPL) de Pasadena, no Estado norte-americano da Califórnia.
O Curiosity deverá levar a cabo uma missão de dois anos em Marte. Alimentado por um gerador nuclear, tentará descobrir se o ambiente marciano foi propício ao desenvolvimento da vida microbiana.
Para tal, o robô possui numerosas ferramentas, entre as quais um mastro com câmaras de alta definição e um laser para estudar alvos até sete metros.
Outros instrumentos analisarão o ambiente para aí procurar moléculas de metano, um gás frequentemente ligado à presença de vida, já detetada em Marte em várias ocasiões por uma sonda norte-americana em órbita. O robô poderá também furar o solo para fazer recolha de amostras e analisá-las.
A missão do Curiosity foi definida como "absolutamente crucial" para determinar se os terrestres estão sozinhos no universo, como Marte se transformou em planeta árido e preparar o eventual envio de seres humanos para o planeta vermelho.

O nosso primeiro email é este: fcnpgeral@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário