Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Curiosity


Curiosity grava primeiro "vídeo" colorido

O filme em stop motion é formado por 297 fotos em baixa resolução




A Nasa divulgou nesta terça-feira o primeiro “vídeo” colorido do pouso do jipe-robô Curiosity em marte na madrugada da última segunda-feira. O filme em stop motion formado por 297 fotos em baixa resolução mostra momentos finais da chegada do laboratório em solo marciano.

A principal missão do Curiosity é descobrir sinais de que o planeta já abrigou formas de vida como a Terra. O Curiosity permitirá dar "um enorme passo na exploração planetária", confirmou Jon Holdren, assessor científico de Obama.


A expedição foi uma aposta arriscada, que precisou de um investimento de US$ 2,5 bilhões. O veículo-robô ("rover") foi lançado em 26 de novembro de 2011 em um foguete Atlas V 541 de Cabo Canaveral (Flórida). Nos oito meses e meio de voo, viajou 570 milhões de quilômetros.

O pouso em solo marciano foi resultado de uma complexa operação, já que foi preciso reduzir a velocidade adquirida, de 21.243 quilómetros por hora, a apenas 2,74 quilômetros por hora, por meio do lançamento de um enorme paraquedas e da ativação de uma grua espacial para depositar lentamente o robô.

O Curiosity soma-se, assim, à lista de missões bem-sucedidas da Nasa a Marte, como Viking 1 e 2 (em 1976), Pathfinder (1997), Marz Exploration Rovers (2004) e Phoenix (2008).

Sem comentários:

Enviar um comentário