Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 25 de março de 2020

COVID-19, breve análise das suas características

Boa noite a todos,
             Como todos estamos cientes,  encontramos-nos inseridos na realidade do novo coronavirus, o COVID-19, conhecemos as suas consequências, estamos literalmente a vivê-las na nossa pele. Mas será que sabemos a origem, como se espalha? E até os verdadeiros sintomas?
             Nesta primeira parte escrevo acerca do que consiste, de onde surgiu, formas de transmissão e seu processo de multiplicação.


O que são os Coronavírus?

             Os coronavírus são um conjunto de vírus presentes entre os animais (aves e pequenos mamíferos) que foram primeiramente detetados em meados nos anos 60. A maioria da população é infetada com este tipo de vírus várias vezes ao longo da sua vida porém com as consequências de uma infeção respiratória leve como uma simples constipação. 
             Porém esta estirpe, o COVID -19, quando é transmitida para aos humanos pode causar complicações mais graves como pneumonias graves que levam mesmo a morte. As pessoas com um sistema imunitário mais fraco, geralmente a população com mais de 60 anos está propícia a complicações mais graves derivadas deste tipo de vírus.
             Para reter que este tipo de vírus pode circular perfeitamente entre os animais sem que os seres humanos sejam afetados.


Onde surgiu?

             Os primeiros casos foram detetados na capital da província de Hubei, Wuhan, China na dia 31 de dezembro de 2019, estes com sintomas que vinham a aparecer desde dia 1. 
             Portanto conclui-se que neste período de tempo não houve qualquer conhecimento do vírus, não sendo tomadas quaisquer medidas de contenção, este foi-se propagando e evoluiu para os números assustadores com que nos deparamos hoje.

Como é transmitido? 

             No geral, as pessoas longo destes meses têm conhecimento das formas de propagação deste novo coronavírus, porém surgem sempre algumas dúvidas. 
             A transmissão é feita pessoa para pessoa sendo que tudo indica que é transmitido por via respiratória através de gotículas expelidas por tosse, espirros ou secreções de pessoas infetadas. Estas podem permanecer em objetos até um período de tempo que não é possível precisar.
             Para esclarecer, o vírus do COVID-19 não é de qualquer forma transmitido pelo ar mas sim pela forma que referi anteriormente.
             De notar que o vírus pode ser transmitido estando o portador assintomático, isto é, sem qualquer sintoma, sendo este o fator chave para a transmissão desta pandemia.


Como prevenir a transmissão?

             Nunca é de mais relembrar as medidas que todos temos de tomar de forma a prevenir a propagação deste vírus mortal.

Deixo desde já as principais precauções a ter:
1. Lavar frequentemente as mãos;
2. Desinfetar as mãos sempre que espirremos, tossimos ou nos assoemos;
3. Evitar contacto direto com pessoas que apresentem tosse e/ou febre;
4. Manter o contacto de pelo menos 1 metro entre pessoas com os sintomas acima referidos;
5. Ao tossir/espirrar fazer sempre para o braço e não para as mãos.


Como é o processo de multiplicação do vírus?

             Os vírus no geral possuem o mesmo modo de disseminação no organismo humano. Após encontrarem um hospedeiro, usam as suas células para se espalhar sequestrando os sistemas de produção de novas células, basicamente o novo vírus diz as células "Não faças o teu trabalho habitual, o teu objetivo agora é ajudar a multiplicar-me" faz uma explicação William Schaffner, especialista em doenças infecciosas no Centro Médico da Universidade de Vanderbilt, Nashville, EUA, num artigo publicado no The New York Times.
Para mais detalhe sobre este processo: 
https://www.publico.pt/2020/03/14/ciencia/noticia/virus-invade-organismo-1907703

Caso as fotografia não seja percptível: 
https://drive.google.com/file/d/1yVoWDkedzHZb_mzGZDBUzN2sPAMe9oTk/view?usp=sharing
Fonte: RTP, Infografia acerca do COVID-19

             Por enquanto é tudo, amanhã trarei a história dos vários coronavírus que já se propagaram no nosso planeta e a comparação estatística entre eles.
Tentem sair o mínimo possível de casa, salvaguardando a vossa sanidade mental neste processo como é obvio 
Fiquem seguros

Obrigado e até breve,

Daniel Branco


Sem comentários:

Enviar um comentário