Pesquisar neste blogue

Número total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Nave russa Soyuz acoplou com sucesso à EEI

Nave russa Soyuz acoplou com sucesso à EEI


A nave russa Soyuz TMA-09M, com três astronautas a bordo, acoplou hoje com êxito à Estação Espacial Internacional (EEI), informou o Centro do Controlo de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia. A nave descolou às 21:31 (hora de Portugal) com ajuda de um foguete portador Soyuz-FG, e o lançamento correu bem.

A manobra de acoplagem, realizada em regime automático, ocorreu às 02:16 GMT (03:16 em Lisboa), conforme estava previsto.
"Todos os sistemas funcionam normalmente", foi anunciado pelos altifalantes da sala do CCVE, depois da acoplagem, segundo a agência Interfax.
A bordo da Soyuz TMA-09M seguiram o cosmonauta russo Fiódor Yurchijin, o italiano Luca Parmitano, astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA), e a norte-americana Karen Nyberg, da NASA, que formaram parte da expedição 36/37 na plataforma orbital.
O voo da nave russa até à EEI durou pouco menos de seis horas, já que foi utilizada a chamada trajetória rápida, permitindo à Soyuz chegar à estação depois de dar apenas quatro voltas à Terra.
A primeira Soyuz tripulada a acoplar-se pelo "modo rápido" ao engenho espacial foi a TMA-08M, em março passado.