Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Descoberto planeta mais leve fora do Sistema Solar


Descoberto planeta mais leve fora do Sistema Solar

Fotografia © ESO
Uma equipa internacional de astrónomos obteve a imagem do que pode ser o planeta mais leve fora do Sistema Solar, informou hoje em comunicado o Observatório Europeu do Sul (OES), organização da qual Portugal faz parte.
Para o OES, a descoberta pode representar um contributo importante para o estudo da formação e da evolução dos sistemas planetários.
O exoplaneta (planeta que orbita outra estrela sem ser o Sol) detetado, com o telescópio VLT do Observatório Europeu do Sul, tem uma massa quatro a cinco vezes maior do que a de Júpiter. Contudo, "pode bem ser o planeta com menos massa a ser observado fora do Sistema Solar de forma direta", ressalva o OES.
De acordo com o Observatório, o planeta aparece como um ponto ténue, mas bem definido, próximo de uma estrela brilhante, a HD 95086. Desloca-se lentamente com a estrela, ao longo do céu, o que sugere, na ótica do OES, que o corpo celeste, designado como HD 95086 b, está em órbita da estrela.
O planeta orbita a sua estrela a uma distância quase 56 vezes maior do que a que separa a Terra do Sol, o que equivale a duas vezes a distância entre o Sol e Neptuno.
A estrela HD 95086 é jovem, tem 10 a 17 milhões de anos, o que levou os astrónomos a pensarem que o novo exoplaneta se formou, provavelmente, no interior do disco gasoso e poeirento que a circunda.

Sem comentários:

Enviar um comentário